Qualidade e precisão
Antes da introdução das máquinas CNC, os dispositivos foram tipicamente definidos e operados manualmente.
A usinagem CNC se dá através de uma máquina controlada por comandos numéricos, ou seja, é um processo de fabricação que utiliza computadores para automatizar máquinas e ferramentas em diversas etapas de produção. O processo de usinagem CNC começa tipicamente com um programa de computador para que se possa especificar cada peça, normalmente se utiliza o software Auto CAD, que pode ser utilizado para criar as especificações para cada um dos componentes, ou uma parte ou produto manufaturado. Este projeto é então transformado em uma série de valores numéricos para que uma máquina CNC possa utilizar as informações e mover e operar uma variedade de ferramentas. Uma parte pode ser completada em uma máquina CNC ou pode ser movida manualmente através de meios robóticos entre várias estações de trabalho com ferramentas diferentes. A usinagem CNC pode incluir ferramentas como brocas, prensas e serras, entre outras, de acordo com as especificações e necessidade.
Antes da introdução das máquinas CNC, os dispositivos foram tipicamente definidos e operados manualmente. O operador teve de utilizar uma variedade de mostradores para posicionar uma peça de trabalho e operar a ferramenta, embora algumas automatizações mecânicas foram possível através do uso de excêntricos. A gênese do controle numérico (NC) de usinagem foi na década de 1940, quando as calculadoras de cartões perfurados foram utilizadas para localizar os cortes que foram realizados manualmente. Mais tarde o processo de perfuração de fita, também foi utilizado como um método de entrada de dados, e os orifícios nos cartões deviam ser interpretados como valores numéricos para que a máquina fosse capaz de realizar cortes automáticos.
Os sistemas modernos utilizam terminais de computadores para trabalhar com o programa designado e também como interface com as máquinas e podem trabalhar com praticamente qualquer tipo de ferramenta de usinagem. A fita ainda é utilizada em processos de usinagem CNC em muitos casos, embora o material original em papel tenha sido amplamente substituído por materiais mais resistentes. Novos sistemas podem também utilizar métodos modernos de armazenamento de dados e interface com redes locais (LANs), apesar de que a fita ainda persiste em máquinas mais antigas e por razões de compatibilidade.
O processo de usinagem CNC consiste tipicamente de uma base onde uma peça de trabalho pode ser colocada para ser trabalhada. Estas bases frequentemente fornecem dois eixos de movimento para que se possa posicionar de qualquer forma, para atender as necessidades e especificações. Certas configurações também incluir um batente traseiro, que pode adicionar entre um e sete eixos adicionais para posicionar uma peça de forma mais precisa.
Algumas máquinas CNC só possuem uma ferramenta, podendo ser uma furadeira, prensa, serra, ou qualquer outro tipo de equipamento. Outros modelos possuem várias ferramentas diferentes em uma única célula, de modo que uma peça pode ser facilmente cortada, perfurada, e trabalhada de forma que outras operações possam ser realizadas. A principal alternativa a este tipo de equipamento, é ter várias máquinas CNC operando em conjunto, de modo que um único programa possa ser utilizado para operar cada uma delas. Uma amostra pode ser cortada em uma estação antes de ser transferida para outra, onde será perfurada, ou realizar uma curvatura, ou outro tipo de manipulação. Este processo pode ser inteiramente automatizado ou pode exigir um ser humano para mover a peça entre as máquinas.