As utilidades do Latão.
Poucas vezes ouvimos alguém falar de Latão e a maioria das pessoas nem sabe exatamente o que significa. Mas, ao contrário do que parece, é um dos metais mais presentes em nossa vida e, acredite se quiser, é utilizado em praticamente todos os tipos de indústrias.
Existem indústrias em que o uso do Latão é algo primordial. Você sabe quais são? Então, vamos aprender:
– Indústria de fixação;
– Aeroespacial;
– Marinha;
– Indústria de componentes elétricos;
– Indústria de eletrônicos;
– Pneumática;
– Indústria petrolífera;
– Indústria de gás;
– Montagem de peças;
– Construção civil;
– Construção de Hardware.
Talvez você esteja espantado na diversidade de utilizações do latão, não é verdade?
Mas ainda precisamos explicar o que é o Latão. Trata-se de uma liga de metal composta por Cobre e Zinco. Em sua composição, o zinco está presente entre 3% e 45%. No desenvolvimento do Latão, pode-se, ainda, acrescentar o Estanho e o Alumínio com o objetivo de aumentar a resistência.
Geralmente sua cor é o amarelo metálico e seu baixo ponto de fusão facilita a sua utilização, pois ele pode ser fundido até em fornos domésticos.
Você já viu alguma peça em que algum de seus componentes seja o Latão? É fácil encontrar uma. Por exemplo, nos cadeados, a parte dourada é feita de Latão. Também, muitas bacias são formadas por este metal. E tem mais: fechaduras, engrenagens, munições, rolamentos, canalizações elétricas e válvulas são mais algumas das muitas utilidades deste metal.
E se você é uma dessas pessoas que adoram História, é importante saber que as primeiras peças de Latão foram encontradas na Palestina nos anos de 1.000 e 1.400 a.C. E os romanos, nos anos de 30 a.C já dominavam a fabricação do Latão.
É curioso como quase não percebemos o Latão no dia a dia, mas ele está presente em quase todos os setores. Fique de olho, na sua casa tem muita coisa composta de Latão.